top of page

Convido você a contribuir com o desenvolvimento sustentável! Participe!


Vamos carregar a responsabilidade dos objetivos mapeados no ODS 11 de cidades sustentáveis juntos? Se junte à organizações e centenas de pessoas que já toparam esse desafio, responda à consulta popular no LINK

Sua participação é muito importante!


O que é o Colab?


O Colab é uma Govtech que surgiu em 2013 com a proposta de aproximar cidadãos de seus governos através de tecnologia - com uma visão SaaS (Software as a Service) -, disponibilizamos um canal virtual (website e aplicativo para smartphones) que funciona como um balcão de serviços das prefeituras, onde todos os serviços são centralizados em um único aplicativo. Neste aplicativo, a população pode encontrar serviços como agendamento de vacinas, pagamento de taxas, além de colaborar com questões do setor público através de publicações de zeladoria urbana, participação em tomadas de decisões e em consultas de avaliação de serviços.

Temos um vídeo que ajuda a entender um pouco mais sobre o Colab: https://www.youtube.com/watch?v=Vj1_JdPgAMs


O que é o ODS 11?

ODS correspondem a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Os 193 Estados membros da ONU, incluindo o Brasil, comprometeram-se a adotar a chamada Agenda Pós-2015, considerada uma das mais ambiciosas da história da diplomacia internacional. A partir dela, as nações trabalharão para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.”

Assim, o ODS 11 corresponde à Cidades e Comunidades Sustentáveis, tendo como principal objetivo “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. O ODS 11 possui 10 metas direcionadoras.


O que é a Consulta Cidades Sustentáveis?

A Consulta Cidades Sustentáveis é uma parceria entre a ONU-Habitat e o Colab.

Com o objetivo de mapear a sustentabilidade nas cidades brasileiras, a pesquisa é realizada anualmente, desde 2018, e envolve perguntas sobre o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Ao longo da pesquisa, você poderá opinar sobre as mudanças em sua cidade, em comparação aos últimos dois anos, sobre eixos como:


  • habitação e acesso a serviços básicos,

  • urbanização inclusiva e sustentável,

  • acesso a transporte público,

  • proteção e conservação do patrimônio cultural e natural,

  • resiliência a catástrofes, impacto ambiental nas cidades,

  • acesso a espaços públicos,

  • vida urbana,

  • adaptação às mudanças climáticas,

  • construções sustentáveis e resilientes,

  • transparência

  • prestação de contas.


Além disso, a 4ª edição da Consulta Cidades Sustentáveis traz também perguntas relacionadas à pandemia da Covid-19 e a capacidade de adaptação das cidades nesse período.



58 visualizações1 comentário

1 comentário


Que belo projeto.!!😍

Curtir
bottom of page