top of page

Ócio Criativo - Tão simples!

Atualizado: 16 de fev. de 2020



Afinal o que Domenico De Masi - sociólogo italiano, quiz dizer com Ócio Criativo no seu livro em 2002?


Quando escreveu o livro em 2002 - O Ócio Criativo, Domenico De Masi de alguma forma já previa a onda criativa que estaríamos vivendo nos dias de hoje. A tese de Domenico De Masi afirma que o homem não precisaria mais trabalhar cinco dias inteiros, enfurnado em um escritório é só se divertir nos finais de semana.

Trabalhar oito horas todos os dias por mais de quase 300 dias em um ano para ter um mês de férias é algo ultrapassado tendo em vista a tecnologia que temos disponível nos dias de hoje.

Segundo De Masi “As empresas “seriam”(ou já são, precisam ser) mais criativas, mais produtivas e assim podem inclusive reduzir despesas. Os trabalhadores teriam (mas acho que já tem) mais tempo para a vida pessoal, revitalizando assim seus relacionamentos com a família, com o bairro, com a cultura e alimentariam assim a própria criatividade”.

Essas informações podem não fazer nenhum sentido para quem está na roda viva de sair cedo para o trabalho, pegar uma condução lotada para “bater o ponto” no horário, trabalhar por oito horas e voltar prá casa amargando mais de duas horas de transporte público. Mas mesmo os trabalhadores que estão nesta condição podem ter mais tempo livro por conta da tecnologia que temos nos dias de hoje.

Há cerca de dez anos o telefone celular não estava nas mãos desses trabalhadores fazendo com que seus dias pudessem ser mais divertidos ou a sua comunicação mais rápida.

O Ócio Criativo não é ficar sem fazer nada balançando em um rede e sem pensar em nada.

O Ócio Criativo é exatamente o trabalho intelectual que muitos trabalhadores executam e que muitas vezes não é entendido como trabalho.

Durante o ócio criativo nós temos todas as chances de criar, inovar, sermos independentes.

O novo trabalhador precisa inclusive ser mais criativo para poder colaborar com a empresa em que está empregado.

E o novo trabalhador será um profissional produtivo, trabalhando muito menos e tendo muito mais tempo para o seu lazer.

É exatamente nos momentos de lazer, quando o cérebro está em outra sintonia, que ele tem todas as chances de criar novas formas de empreender.

Se você ainda não leu o livro de Domenico De Masi?

Não perca tempo porque tudo o que ele desenhou em 2002 já é realidade.

Sucesso e a gente se vê!

**************************************************

Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:

**************************************************

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page