top of page

Queimar estátuas ou debater sobre?


Qual o limite entre a entronização de figuras públicas que se tornaram personas non gratas segundo os critérios contemporâneos e a queima ou destruição de suas estátuas? Queimar estátuas ou debater sobre?

Vamos tentar formar uma opinião sobre o tema?


É realmente uma dúvida e ainda não consegui fechar uma opinião, mas estou tentando pensar sobre o assunto e quero você junto comigo!

Vale começar uma discussão e espero a sua ajuda para construir melhor de que lado estou. Dia desses li uma postagem - não sei bem quem escreveu - mas fiquei pensando sobre o assunto. A pessoa perguntava se seria importante incendiar o Coliseu por ter sediado lutas sangrentas ou ainda se devíamos demolir as pirâmides por terem sido erigidas por escravos? E continuava questionando se não seria importante destruir Versailles por ter sido sede de uma realeza opressora ou ainda a torre de Londres por ser um símbolo machista na decapitação de mulheres por adultério.

A sociedade tal como existe hoje é fruto de todas as guerras e opressões que fizeram a gente chegar onde chegamos e da forma como chegamos.

Talvez a gente não deva mesmo manter estátuas que homenageiam personagens opressores de pé.

Mas em algum momento a sociedade e os artistas consideraram importante a homenagem. Tanto que pelo mundo afora temos estátuas de ditadores, capitães do mato, estupradores e destruidores do meio ambiente erigidas em locais públicos. Devemos ter esses registros de alguma forma para que possamos educar nossos filhos e netos sobre a opressão que existiu em tempos passados? Eles podem ser retirados de locais públicos e serem realocados em museus ou locais onde possam ser estudados, porque serão sempre marcos na história? Devemos simplesmente apagá-los dessa história com a queima de todo e qualquer registro?

O que sei é que não se apagam as cicatrizes deixadas no corpo por acidentes que tivemos durante a vida. As cicatrizes nos mostram os erros ou acidentes de percurso que tivemos e para que nos sirvam de lição para não repetir o erro no futuro.

E você, o que você acha disso tudo? Vai sair queimando arquivo e o que vai fazer com as cicatrizes que ficaram? Deixe nos comentários deste vídeo o que você acha sobre esse assunto e vamos construindo uma melhor opinião sobre os fatos históricos do nosso país e do mundo. É isso!




#elaborandoprojetos#culturagerafuturo#culturaéfermento **************************************************

Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:

▶ Site: http://www.elaborandoprojetos.com.br/queimar-estatuas-ou-debater-sobre-qual-o-limite/

▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos

▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos

▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos

▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos **************************************************

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page