top of page

COVID-19 e a pandemia no Brasil

Atualizado: 6 de mai. de 2020



- Fazer ou não quarentena? - Porque a maioria já aderiu à quarentena! Não sou especialista em epidemias e conto com o que os especialistas e cientistas afirmam!

Afinal eles são os entendidos e não eu!

Acredito neles e em ninguém mais no momento! Se mandarem eu "plantar bananeiras" todo dia, vou ter que aprender para sobreviver!

Conto também com o consenso mundial! Será que o mundo estaria errado ao afirmar que uma quarentena pode conter a evolução da epidemia? Tudo leva a crer que o mundo está certo! E depois de "n" gráficos que andei vendo e cruzando com as informações dos especialistas tendo a acreditar e tomar isso como verdade! A quarentena é uma ferramenta potencial para deter a evolução da epidemia, não para acabar com ela! Ao mesmo tempo que está certo que não sairemos impunes da quarenta!

A pandemia está instalada! Ao final, estaremos mudados! Não seremos os mesmos depois dessa pandemia! O brasileiro é tipicamente afável, carinhoso, alegre, festivo! Não acredito que essas características serão perdidas ao longo de uma quarentena. Elas ficarão fortalecidas!

Mas seremos diferentes!

O impacto que a quarentena vai gerar nas comunidades é muito diverso e não há fórmula / receita que diga que o resultado será positivo ou negativo. Mas tudo depende de como essas pessoas, de forma individual ou de forma coletiva e virtual reagirem e realizarem cada um dos dias da quarentena!

Certo é, que se não nos isolarmos agora, o impacto que geraremos no sistema de saúde será tão grande que ele entrará em colapso.

Portanto a quarentena não é só para que eu ou você não fiquemos infectados. Nós vamos nos infectar de alguma forma! Alguns terão mesmo uma "gripizinha", mas muita gente ao se infectar e não sentirem absolutamente nada (crianças, jovens, adultos de qualquer idade) estarão levando o vírus consigo e disseminando de forma mais rápida em suas comunidades, sua família! Ainda estamos no início dessa epidemia - 26 de março de 2020! Daqui um mês poderei estar numa UTI e precisando de um respirador! Se as UTI's públicas estiverem abarrotadas de gente porque a quarentena não foi levada a sério eu poderei não sobreviver, você poderá não sobreviver! Muita gente vai morrer? Sim, muita gente vai morrer. Mas vai morrer muito mais se não cumprirmos a nossa parte da quarentena! É só isso que estão nos pedindo! Estou fazendo a minha parte de ficar isolada de tudo e de todos. Mas e os tais impactos na economia de um Estado, de uma cidade, de um país? O que vale mais? A vida? A Economia?

As economias - em qualquer local onde a pandemia aconteça - não estão impunes também! Todas elas serão impactadas! Umas mais do que outras tendo em vista principalmente como a gestão do país/Estado/cidade é feita! Muita gente vai perder emprego? Sim, muita gente vai perder emprego.

Mas o que podemos fazer para não perder o emprego? O Estado/Nação precisa tomar providências para que os empregos sejam mantidos de alguma forma.

Devo lembrar que 80% dos empregos estão nas pequenas empresas! Como salvar essas pequenas empresas?

Com ajuda! Muita ajuda financeira!

Que o país - em seus diversos órgãos - deixem de receber, impostos, multas, etc.

Que as operadoras (água, luz, gás, telefonia, internet) possam de alguma forma ajudar esses pequenos a superar este momento com tarifas mais amigáveis ou mesmo não cortando o fornecimento se as contas não forem pagas nos vencimentos. E ao mesmo tempo que as multas por pagamentos atrasados não sejam cobradas!

Que os bancos possam ajudar com o que eles têm - dinheiro! Empréstimos financeiros a taxas mínimas (colaborando para que possamos passar pela guerra) para que os pequenos consigam superar este momento difícil!

Que a Nação, através de seu governo central/federal possa disponibilizar ajuda financeira a esses pequenos da mesma forma que outras nações estão fazendo!

O que há de errado em ajudar os pequenos empreendedores? As grandes empresas podem ajudar também ao manter de alguma forma a garantia dos empregos, a garantia de pagamentos dos salários (mesmo que de forma parcial).

As grandes empresas podem ajudar fornecendo produtos e serviços para ajudar a batalha.

Empresas dos segmentos químicos podem fornecer alcool gel, sabonetes e sabão, combustível e até mesmo doações financeiras ou de equipamentos necessários à batalha! Empresas podem ajudar e muito desde que o Governo Federal possa também colaborar abrindo mão de impostos, ajudando com verbas, financiamentos a fundo perdido!


Empresas culturais podem disponibilizar muuuuuito conteúdo para este momento de reclusão!

O Instituto Gustavo Rosa está disponibilizando um material educativo contando a vida do artista + várias atividades do livro “A arte Divertida de Gustavo Rosa”. Faça o download em: https://www.gustavorosa.org.br/index.php/projetos/ferias-em-casa

Grandes instituições culturais estão disponibilizando visitas virtuais a seus museus, espetáculos! A OSESP tem um canal no Youtube onde compartilha espetáculos e material didático. Vale conferir! https://www.youtube.com/user/videososesp

O meu canal - Elaborando Projeto - tem mais de 500 vídeos que podem ajudar os artistas e criativos em geral a pensarem sobre os seus projetos! Aqueles que vão acontecer depois da pandemia!

A Amazon está com uma coleção de livros gratuitos.

Outras instituições / empresas estão pensando produtos e serviços para este momento! Se você é uma pequena empresa e está meio perdido comece a pensar como oferecer o que sabe fazer para um público que não está presente! Um curso, uma palestra, uma brincadeira, uma oficina!

Use a sua criatividade!

Há eventos que foram cancelados. Perdi a conta de quantos foram eles. Mas boa parte não tem mesmo como ser executado. Mas mesmo os grandes eventos presenciais que envolvem uma logística colaborativa estão repensando o seu formato.

O Dia Mundial da Criatividade que aconteceria presencialmente nos dias 21 e 22 de abril vai acontecer agora nas telas dos computadores e sendo ativado por uma rede de 3.000 pessoas que já estão conectadas e estão em várias partes do mundo! Conheça - www.diamundialdacriatividade.com.br


E cada cidadão precisa fazer a sua parte e ao mesmo tempo cuidar de sua saúde mental!

Ficar recluso é difícil! Duas palavras têm sido repetidas:

- Paciência com quem divide o espaço de reclusão com você é fundamental!

- Tenha uma rotina - Crie uma rotina de atividades físicas, caseiras, virtuais!

Neste momento você pode pensar em uma rotina como:

8h - Café da manhã! - dá um trabalho preparar isso, mesmo que seja só prá você! Mas cuide de todos os momento de refeição com carinho! 9h - Exercícios físicos! - vale dançar na sala, correr da sala para o quarto, fazer abdominais na cama, estender roupa no varal (se tiver um na área de serviço). Pode pensar como alternativa subir numa escala para limpar o alto dos armários e prateleiras que você sempre adia.

11h - Preparar o almoço!

12h - Almoço!

13h - Limpar a cozinha e o banheiro! Assepsia é fundamental neste momento de contágios! E basta água e sabão. Alcool gel só para quando vc estiver na rua e não tiver água e sabão fáceis.

15h - Reuniões virtuais com os parentes e amigos! Se estiver em família pense em jogos de tabuleiro ou mesmo aquelas brincadeiras que vc já lembra mais como fazer!

Brincar é importante neste momento! Faça pelo menos uma atividade - desenhar, pintar, costurar, tecer, ler! Brincar com as crianças, contar histórias, provocar jogos de perguntas e respostas, adivinhas! BRINQUE! Brincar é saudável sempre! Com ou sem quarentena!

18h - Se estiver entediado - que tal um filme - o streaming está aí e disponível. Selecione filmes para assistir com a família e depois do filme uma boa conversa sobre o que rolou na tela. O que acharam do filme, se gostaram ou não. Qual o personagem mais interessante e porque, se você faria igual ou diferente ao personagem... Provoque as questões entre os membros da família.

20h - Jantar

21h - Banho

22h - Dormir de novo prá começar tudo de novo no dia seguinte! Mude as brincadeiras, os filmes, os jogos!

Ocupe-se e provoque a ocupação entre os membros da família.

Se tiver os sintomas da COVID-19 não deixe de procurar por ajuda!

Não tome NENHUM REMÉDIO - principalmente aqueles que prometem cura da COVID-19!

Não existe (ainda) NENHUM REMÉDIO comprovadamente eficiente para esta batalha!

Lave sempre as mãos! Mantenha tudo limpo!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page