top of page

Cultura x Censura

Atualizado: 3 de mar. de 2020

Custei a começar este texto. Está difícil escrever tudo o que penso sobre o que está acontecendo neste momento com a cultura e a educação em meu país. Bases fundamentais para um desenvolvimento e chegada a um primeiro mundo, tanto cultura quanto educação não são mais importantes em 2019. E prá atualizar estou mantendo links ao final do post com as últimas informações sobre ações de CENSURA no país.


MAS VAMOS LÁ!


É triste constatar que quem deveria zelar pela cultura do país é o primeiro a atacá-la e não a valoriza. A Cultura Brasileira não tem o devido peso e valor para os atuais gestores públicos. Tudo o que se refere à cultura fica restrito a fakenews sobre leis de incentivo e propagação barata denegrindo artistas de todos os segmentos. Além disso os órgãos públicos, que deveriam cuidar da cultura brasileira, estão sendo jogados de um lado para outro como se nada do que os funcionários ali alocados fazem, seja relevante.

Por Cultura, esses gestores só entendem de plantação de soja, laranjas, cana. E de laranjas e cana parece que quem está na gestão pública, nos dias de hoje, entende bastante!


Agora vemos um cem número de instituições, públicas ou não, CENSURANDO os espetáculos e artistas que devem expor seus trabalhos.


Arte recebida nas mídias sociais! Desconheço o autor!


O que é a arte senão a forma de como o ser humano pode expressar seus sentimentos? E os sentimentos humanos são os mais diversos: amor, ódio, lascívia, repugnância, ternura, carinho, sadomasoquismo, etc.


A arte ainda é o retrato do mundo onde o ser humano reside com todas as suas questões pessoais e/ou coletivas. E quais questões o homem pode expor na sua arte? A guerra, a paz, a divergência, a luta, a violência, a fome, a comunhão, o empreendedorismo, a vigília, o pecado, a gula, a inexistência, a esperança, etc.


A arte pode ou não agradar. Vai agradar a quem comunga da mesma ideia do artista e não vai agradar a quem é contrário as ideias dele. Mas isso não implica em nos violentarmos física ou emocionalmente.

Nem Jesus Cristo agradou a todo mundo, que dirá um artista?


O que é arte?




O que é cultura?



Historicamente Hieronymus Bosch no século XV com suas pinturas questionou a igreja e não se tem notícia de que tenha sido censurado apesar da polêmica que causava na época com as suas obras. Era conhecido como o pintor de demônios e recebia encomendas de igrejas e reis.

Detalhe da obra Jardim das Delícias Terrenas de Hieronymus Bosch

    

Chegando mais nos dias de hoje tomamos contato com Robert Mapplethorpe, fotógrafo estadunidense, conhecido pela sensibilidade no tratamento de temas controversos e no uso do preto e branco na fotografia. Seu trabalho abrangia uma variada gama de interesses, indo de retratos de celebridades, nu artístico, autorretratos e imagens de flores. Suas fotos já estiveram em exposição no Brasil, mas pode ser que nos dias de hoje não conseguiria expor nada.



Ken Moody, 1983 – Foto de Robert Mapplethorpe


Houve momentos no Brasil que a censura esteve declarada como no período da ditadura – que alguns dizem que não existiu - e em outros momentos a polêmica do trabalho artístico gerou mudanças na obra e a proibição fez história. Com informações colhidas no site bol.com.br (link) vejamos algumas dessas recentes polêmicas carnavalescas.



Cristo Mendigo

Em 1989, o carnavalesco Joãosinho Trinta apresentou o enredo "Ratos e urubus, larguem minha fantasia" e trouxe ninguém mais, ninguém menos do que Cristo para a avenida. A ideia era de que a réplica do Cristo Redentor aparecesse como um mendigo. Contudo, a Igreja Católica conseguiu proibir a apresentação na justiça e, em protesto, o carnavalesco levou para o Sambódromo a peça coberta por um plástico preto e a frase "mesmo proibido, olhai por nós". O desfile ainda contou com uma ala de componentes vestidos como mendigos que escalavam os camarotes e "roubavam" salgadinhos. A polêmica foi tanta que até hoje o desfile é lembrado e já foi revisitado diversas vezes tanto pela própria Beija-Flor como por outras escolas.


Imagem: Fernando Soutello/Reuters

Holocausto

Em 2008, foi a vez da Viradouro ser alvo de processo, dessa vez pela comunidade judaica por conta do desfile planejado pelo carnavalesco Paulo Barros. O carro Holocausto traria Adolf Hitler para a avenida cercado por representações de pessoas mortas. Depois de ser processada, a escola resolveu desfazer a alegoria apenas dois dias antes do desfile e colocar em seu lugar um carro alegórico cheio de faixas contra a censura e passistas com as bocas amordaçadas.


Imagem: Reprodução/Anos 80, a Melhor Época


A primeira nudez a gente nunca esquece

Foi em 1989, pela União da Ilha, que Eloni Lara tornou-se a primeira mulher a aparecer completamente nua na avenida. Sem calcinha ou tapa-sexo, ela desfilou pela escola que apresentava então o enredo "Festa Profana". Na ocasião, a televisão não viu problemas em dar closes nas partes íntimas da moça durante a apresentação do carro Roma Pagã, porém a repercussão do caso foi tanta que, no ano seguinte, a Liga das Escolas de Samba, declarou proibida a "genitália desnuda". E adivinhem quem o veto inspirou? Isso mesmo, ele, o polêmico Joãosinho Trinta, que resolveu criar o enredo "Todo mundo nasceu nu" para a Beija-Flor, que conquistou o segundo lugar com o tema em 1990, um ano depois do Cristo mendigo, e, em 1992, resolveu descumprir o regulamento levando um casal nu para a avenida. Vale lembrar, que o vídeo com a transmissão do desfile de Eloni foi censurado pelo YouTube em tempos mais recentes por conta do conteúdo que viola as políticas sobre nudez ou conteúdo sexual.


E vai minha reflexão sobre tudo o que está acontecendo!

- Onde e quando "emburrecemos"? - A partir de quando deixamos de entender o outro e deixamos de receber de forma amistosa as diferenças?


Mas nada pior do que polêmicas que geram processos e mudança da obra, é a CENSURA em si e sem um motivo explícito. Simplesmente acho que não é adequado, ou não gosto e não quero que faça e EU PROIBO! Como se dono do mundo eu fosse!


A CENSURA não está chegando ao Brasil em 2019!

Ela já está instalada!

- Quando conceituados espaços culturais retiram -  após serem selecionadas e aprovadas -  obras que consideram impróprias para exposição, é porque a censura já está instalada.

- Quando um edital público tem TODAS as obras, anteriormente aprovadas por seleção, proibidas!

- Ou ainda quando uma campanha publicitária é retirada de veiculação por não agradar a uns poucos é porque a censura de fato está instalada.

- Quando um gestor público ordena a retirada de publicações do mercado, isso é censura!



- Quando artistas começam a adequar seus discursos para poder continuar realizando suas obras. isto é uma autocensura!

- Quando você tem medo de escrever alguma coisa porque não sabe como vai ser entendido, também é censura!


Estamos num país livre? Democrático?

Onde está a liberdade de dizer o que penso? Ou pintar a obra que achar mais interessante e provocativa?

O Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais publicou recentemente o Guia Prático para a Defesa da Liberdade de Expressão.

Se você está sofrendo alguma pressão para realizar seu trabalho artístico, se a sua obra legitimamente premiada for retirada de uma exposição/festival, se algum órgão público ou mesmo particular pediu para você não realizar o trabalho ou mesmo modificá-lo para atender algum parâmetro com o qual você não concorde, veja o que pode fazer e a quem recorrer. O Guia está em formato PDF e é gratuito. Baixe e busque por seus direitos!



Colecionando ações de CENSURA recentes!




GOVERNO TERÁ CANAL PARA FAMÍLIAS DENUNCIAREM EPISÓDIOS INAPROPRIADOS EM ESCOLAS



Ancine deixa de expor cartazes de filmes em sua sede; artistas protestam



CASO PORTA DOS FUNDOS E O ESPECIAL DE NATAL



EDITAL FUNARTE PROIBE INSCRIÇÃO DE BANDAS DE ROCK https://jovempan.com.br/noticias/brasil/funart-proibe-rock-edital.html



MANIFESTO CONTRA A CENSURA


MPF e MP de Rondônia processam prefeito e vereadores de Ariquemes por censura em livros didáticos


Governo demite Adelzon Alves da Rádio Nacional por divulgar sambistas



Governo Doria censura lista de livros de projeto em presídios de São Paulo



Pai de aluna que denunciou professora de Vinhedo por causa do MBL poderá ser processado


PM impede banda de tocar músicas de Chico Science em Recife...


Prefeitura de Balneário Camburiu censura exposição coletiva





94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page