top of page

Parecerista - Uma benção ou um problema para proponentes?


Você é proponente em um projeto cultural que foi ou será inscrito em um edital (municipal e/ou estadual). Sabe que tem que seguir à risca tudo o que está determinado no edital: 1 - Documentação a ser apresentada e

2 - Regras específicas da atividade a ser realizada (apresentação, portfólio, planilha de custos, etc.)

Você segue tudo e de repente quando o resultado do edital é apresentado você não foi aprovado. Deduz que o PARECERISTA que leu o seu projeto não entendeu nada ou nem leu o seu projeto.

Saiba que ele é um profissional habituado aos trâmites e à leitura de projetos. Muitas vezes ele é escolhido entre vários outros profissionais com experiências semelhantes e que entende do que está definido do edital incluindo o segmento (música, dança, teatro, patrimônio, economia criativa, etc.)

NÃO É FÁCIL ESTAR NA PELE DO PARECERISTA


1 - Ele tem que avaliar e ser extremamente criterioso com as notas que vier a conceder sem extrapolar o que estiver determinado no edital. Regras, são regras e precisam ser cumpridas, principalmente quando a concorrência é imensa. Se você esqueceu um documento obrigatório ou até incluiu o documento, mas faltou uma assinatura, o PARECERISTA será implacável.


2 - Ele não analisa sozinho - É sempre um coletivo de no mínimo três, quatro e até cinco pareceristas para cada edital. No PROAC (Editais do Estado de SP) são sempre cinco. Assim por mais que um PARECERISTA dê boas notas, elas serão compostas em média com as notas de outros quatro profissionais. O seu projeto precisa convencer cinco pessoas!


3 - O PARECERISTA na maioria dos editais, realiza um trabalho solitário. É ele, com o conhecimento que ele tem, com os dados do edital e com a lista de projetos inscritos. Ele deve seguir à risca as regras e levar em consideração critérios que estão estabelecidos no edital. Assim quem quiser escrever projetos para os editais PRECISA olhar com cuidado o que o técnico vai olhar no seu projeto. Quais são os critérios que serão olhados com cuidado por esse profissional? Todos os critérios estão descritos no edital. E lembre-se! O trabalho inicial é individual, mas os PARECERISTAS se encontram para a realização da tabulação final, análise de eventuais pendências, alinhamento dos pareceres, fechamento de notas e assinatura de ata desses encontros. É a média final das notas dos PARECERISTAS que vai contar para aprovar ou reprovar o seu projeto.


4 - O trabalho a ser realizado pelo PARECERISTA pode ser meio insano a depender do edital e da quantidade de projetos a ser analisada. Quanto maior a concorrência, maior o trabalho do PARECERISTA. Se o edital teve 50 inscritos e ele vai premiar 10 projetos é relativamente fácil analisar e dar notas e comparar um projeto com o outro. Este trabalho pode ser realizado em dois ou três dias. Mas se o edital teve 800 inscrições para premiar os mesmos 10 projetos, é certo que o trabalho vai demorar muito mais para ser executado e a análise pode acontecer em mais de 50 ou 60 dias. Além disso, neste caso, não é possível a comparação entre projetos. O PARECERISTA vai se valer muito dos critérios estabelecidos no edital para conceder as notas. E como resultado teremos muitos projetos com excelentes notas e nem todos serão de fato aprovados. A diferença centesimal nas notas é que vai fazer com que o seu projeto entre ou não. E claro, muitos projetos legais e que atendem de forma plena o edital, vão ficar de fora.


5 - O PARECERISTA vai olhar atentamente o que você apresentou no seu projeto. E não tente enganá-lo. Apesar da quantidade de projetos em editais muitas vezes ser muito grande (principalmente nas grandes cidades) é certo que a memória do técnico contratado para analisar projetos vai gravar nomes de proponentes e os nomes incluídos na ficha técnica. Alguns proponentes tentam ser espertinhos incluindo a mesma ficha técnica em vários projetos alternando a proponência. Considera o proponente "espertinho" que vai conseguir aprovar vários projetos no mesmo edital com essa estratégia. Não perca tempo!


6 - Resultados dos editais - Infelizmente os órgãos públicos não divulgam o motivo da aprovação ou reprovação de um projeto em editais. Se o seu projeto foi bem pontuado e aprovado, com certeza você não tem o que questionar. Mas se o seu projeto não foi aprovado, ou ficou no limite das notas, com certeza gostaria de saber o motivo. Isso facilitaria a sua vida para a inscrição de projetos no futuro pois poderia corrigir eventuais equívocos. O PARECERISTA faz anotações enquanto lê e prepara a pontuação no seu projeto. Essas anotações não são públicas. Imagine ter que publicar as anotações de cinco pareceristas em cada um dos 800 projetos que foram analisados em um edital! Uma ação meio insana, mas ideal para proponentes novatos ou mesmo experientes. Muitas vezes o proponente desconfia (ou até tem certeza) do por quê o seu projeto não foi aprovado. Ele não apresentou documentos importantes, não descreveu o projeto de forma clara ou até a planilha apresentada foi feita de forma muito rápida. Tudo isso pode de fato ser motivo para ele ser reprovado. Então, prepare o seu projeto, planeje tudo com muita antecedência!


Não culpe o PARECERISTA pelo seu projeto não ter sido aprovado!


Veja também os materiais disponíveis no Canal Elaborando Projetos








 
 
 

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2019 by Rose Meusburger. Proudly created with Wix.com

bottom of page