top of page

Ando meio indignada! E precisamos fazer algo! Nem que seja falar e compartilhar! Quem sabe acontece!

Se eu pontuar aqui tudo o que este atual governo federal têm feito - não só para a cultura brasileira, mas também para a sociedade como um todo, talvez eu tenha que escrever uma bíblia.

Senão, vejamos:


Eduardo Tavares/Revista do Brasil 109

- Liberação de cada vez mais venenos para a agricultura. Isso impacta diretamente o alimento que consumimos. Se a ideia é exterminar a população brasileira, pode ser um bom caminho!


Victor Moriyama/ISA

- Autorização para "garimpar" terras que deveriam ser protegidas. Não só pelos povos indígenas que ocupam essas terras, mas porque mais do que está no subsolo é o que está acima. A preservação ou não do único pulmão do planeta terra deveria interessar a quem tem o domínio territorial dele em primeiro lugar e claro, interessa também a todo o planeta! É só uma questão de sobrevivência do ser humano por aqui! Se a intenção é exterminar a população do planeta, pode ser um bom caminho não preservar o ar para essa população!


- Demora em tomar decisões para que a população do país tivesse acesso a única forma de sobreviver a pandemia! As vacinas poderiam ter chegado aqui com tempo hábil de preservar a vida de pelo menos umas 300 mil pessoas. Muitos teriam sido salvos se a gestão púbica tivesse sido mais rápida! Mas se a intenção é exterminar a população brasileira, talvez este seja mesmo o caminho assertivo - atrasar remédios, atendimentos, vacinas!


https://cimi.org.br/2020/10/agro-e-fogo-queimadas-criminosas/

- Ampliação de acesso aos agro produtores a terras que deveriam ser preservadas para manutenção da vida no planeta. Os agro produtores (soja, milho, carne, etc.) produzem em larga escala para atender multinacionais e conseguir atender o mercado internacional. A maior parte dessa produção não chega em nossa mesa. Eles atendem exclusivamente aos interesses de poucos! O acesso desses multimilionários ou aqueles que querem entrar para esse rol, detona o nosso maior bem - a Amazônia! E dá-lhe fogo para abrir espaço para os novos agro produtores! Mas se a intenção é manter a fome no planeta (e principalmente no Brasil) talvez este seja mesmo um bom começo!


- Não sou economista, mas para a maioria da população (incluindo eu) a inflação é uma praga que faz com que o salário ou o valor de nossos serviços tenha que ser administrado de forma a sobrevivermos. O que recebemos já não dá conta da gasolina, do gás, da alimentação, da roupa, da educação. Fruto de uma má administração federal? Podemos jogar toda a culpa no Ministro da Economia? Talvez não... Algumas variáveis podem ter influenciado a inflação. Pode ser culpa (parte pequena claro!) da pandemia? Pode ser culpa do tempo (do calor ou do frio)? A quem culpar? Mas se a intenção é fazer o povo sofrer, o caminho está muito correto!


https://outraspalavras.net/blog/fim-dos-conselhos-populares-semana-de-descomemoracao/

- Acabar com políticas públicas participativas foi só um dos primeiros atos da atual gestão. Encerrou-se todos os processos de Conselhos Paritários (principalmente os que não tinham legislação própria) fazendo com que a sociedade civil não consiga mais participar de forma ativa nos processos de decisão do governo. Tudo fica (desde 2019) nas mãos de poucos! Como se já não bastasse todas as dificuldades que o país sempre teve sob o aspecto da participação pública em decisões, a coisa ficou feia desde que a atual gestão assumiu!


- Bandeira do atual governo - "Acabar com a Lei Rouanet por ela ser uma "mamata" de poucos"! A frase, o mote, parece ridículo quando a gente começa a constatar que a tal mamata, primeiro nunca existiu! E agora a "mamata" fica nas mãos de poucos mesmo! O poder de aprovação ou reprovação de projetos está nas mãos de uma única pessoa, o Capitão - uma vez que a CNIC - Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - não existe mais!

Já falei disso "n" vezes nos vídeos no meu canal - tentando explicar para quem acha que sabe tudo - o que é, e como funciona a Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Como falei lá no início - se eu for relatar tudo, tudo mesmo o que a atual gestão federal tem feito pelo povo brasileiro, teria que escrever uma bíblia. Por isso paro por aqui! Lembro que o TCU - Tribunal de Contas da União, está neste momento (fev22) fazendo uma pesquisa com proponentes inscritos no SALIC - Lei Federal de Incentivo à Cultura, para saber e entender como a atual gestão está administrando tanto a plataforma de inscrição de projetos, como gerindo todo o sistema de fomento à cultura. Se você recebeu um email com link para a pesquisa, verifique se veio mesmo do TCU e responda o questionário. Deixe suas informações de tramitação de seus projetos registradas no formulário. Isso vai ajudar o Tribunal de Contas da União a entender e poder proceder alguma correção ou solicitação de melhorias e até penalizações a quem de direito.

Este artigo reflete as minhas impressões sobre o que está acontecendo no Brasil nestes últimos anos. Deixe você também os seus comentários!



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page