top of page

Porque ser virtual ou presencial?

Atualizado: 17 de set. de 2019




Estamos num mundo cada vez mais conectado. Tudo se faz de forma on-line. Da compra de artigos básicos para o dia a dia até encontrar ou perder um amor. Tudo está em rede! Conectado de verdade?


Recentemente encontrei um grupo de articuladores que se encontraram presencialmente pela primeira vez depois de terem realizado um grande evento - mundial - cada um em seu "quintal". Estávamos ligados pelo whatsapp e por uma liderança eficiente. Cada um no "seu quadrado" deu conta do recado do Dia Mundial da Criatividade. Mais de 40 cidades no Brasil e pelo menos três outras na Europa.

Mas porque levar tudo para o mundo virtual? Facilita as idas e vindas, economizamos tempo e muitas vezes dinheiro, faz a "roda girar" mais rápido e muitas coisas acontecem sem termos a noção do quanto foi o efetivo envolvimento pessoal. Adoro a tecnologia e tudo o que ela me dá. Sem ela não teria criado os filhos e não conseguiria fazer tudo o que faço. Organização e tecnologia juntas podem fazer muuuuuita diferença.


Há uma coisa que os inscritos no meu canal sempre pedem. Cursos on-line, palestras on-line! Mas porque um curso on-line sobre um tema que eu já discurso no canal? Está tudo disponível lá! Praticamente todas as informações já estão disponíveis, gratuitamente no canal. E porque então um curso on-line?

Então!

Eu, não abro mão da formação presencial em gestão cultural ou empreendedorismo para criativos. Porque? Porque você pode além de ter o conhecimento e aprender um bocado de teoria de forma presencial pode trocar suas experiências e seus cartões, conhecer pessoas, criar empatia e de verdade saber que pode contar com outras pessoas nesse mundão que é todo virtual. Ah! E além de tudo isso a gente pode se conhecer, se reconhecer!

Os relacionamentos presenciais fortalecem o "network". Participar de rodas de conversa ou palestras podem inclusive fazer a diferença no currículo e na hora de se apresentar ao mercado de trabalho.

O mundo é feito de relacionamentos. Relacionamentos em rede podem e devem acontecer no mundo virtual. Mas eles só se fortalecem depois do "olho no olho", do "aperto de mão" e do "abraço". Exatamente por isso que pelo menos as capacitações que realizo são e continuarão a ser presenciais.

Mas...

Depois de insistentes pedidos e de ponderar sobre a importância de fazer o conhecimento chegar cada vez mais longe decidimos em ter pelo menos um encontro virtual mensal. Assim, a partir de setembro/2019 vamos realizar também uma "LIVE". Todo último dia útil do mês vamos nos encontrar on-line. Assim você pode se organizar e vamos trocar informações sobre projetos sociais e culturais, terceiro setor, políticas públicas para a cultura, economia criativa, empreendedorismo. Tudo o que abordo no canal será compartilhado também nesses encontros virtuais e pontuais e prometemos atender você e suas dúvidas.

Por isso mesmo cada encontro vai ter um tema e ainda não decidimos o tema do primeiro encontro. Tudo vai depender de você e do que você quer saber. Deixa nos comentários quais são suas dores e demandas com os seus projetos. Até o dia 25 de setembro já teremos o tema, do próximo dia 30, definido. A LIVE vai acontecer dentro do Canal Elaborando Projetos e vamos compartilhar o link dela em todas as nossas mídias sociais.

Vamos nessa?


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page